O atual time do Botafogo está enfrentado dificuldades para balançar as redes. Em três partidas do Campeonato Brasileiro-2009, o Alvinegro marcou apenas um gol. É o pior ataque da competição até o momento. Mas há 100 anos, o Botafogo não teve problemas para mandar a bola para dentro do gol. E não apenas uma vez. Em 30 de maio de 1909, o Alvinegro, ainda sob o nome de Botafogo Futebol Clube, aplicou a maior goleada da história do futebol brasileiro: 24 a 0 em cima do Sport Club Mangueira. Resultado que está destacado na “Sala dos números” do Museu do Futebol, instalado no Pacaembu (foto ao lado).
A partida foi válida pelo Campeonato Carioca de 1909, a quarta edição da centenária competição. Sete clubes disputaram o torneio: Fluminense (campeão), Botafogo, América, Riachuelo, Haddock Lobo, Mangueira e Bangu. O último se retirou da competição em protesto contra a anulação do jogo contra o Riachuelo.
E o Mangueira, time rubro-negro da Tijuca (Zona Norte do Rio), também desistiu da competição a quatro rodadas do encerramento do torneio, com um saldo de um empate e nove derrotas em dez jogos. A equipe marcou quatro gols e sofreu 45.
Vinte e quatro destes feitos pelo Botafogo. O primeiro tempo do jogo naquele 30 de maio de 1909 no campo da Rua Voluntários da Pátria terminou 9 a 0 para o Alvinegro. Que balançou a rede mais 15 vezes nos 40 minutos finais (um gol a cada 2,6 minutos). Naquele tempo, os períodos tinham cinco minutos a menos. Ainda bem para o Mangueira.
O artilheiro da partida foi Gilbert Hime, que fez nove gols. Recorde no futebol nacional até 1976, quando Dario marcou dez no jogo Sport 14 x 0 Santo Amaro, pelo Campeonato Pernambucano.
Informações retiradas do site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário